Como organizar a movimentação financeira do condomínio
Se você é síndico - ou se é apenas um morador interessado em entender melhor sobre o assunto - e quer gerenciar com maior eficiência as finanças do condomínio, vem com a gente conferir dicas preciosas para deixar a movimentação financeira mais organizada e a prestação de contas mais tranquila.
Como se dá a movimentação financeira de um condomínio?
De maneira geral, todas as operações que envolvem recursos financeiros provenientes de um fundo comum - a conta bancária do condomínio - compõem a movimentação financeira de um condomínio.
Essa movimentação é relativamente simples, já que envolve apenas a entrada e saída de valores. Mas nem por isso a organização pode ser deixada de lado! É essencial fazer um controle das receitas e dos pagamentos mensais do condomínio, com estimativa de gastos e cotação de preços sempre que alguma mudança precisar ser realizada.
Com essa organização, até os gastos emergenciais são mais fáceis de serem gerenciados, já que há um controle do que se tem em caixa e previsões do que será preciso fazer caso o valor disponível não seja suficiente para cobrir as despesas da emergência.
Dicas para organizar a movimentação financeira do seu condomínio
O passo mais relevante para o controle financeiro é organizar o fluxo de caixa, detalhando receitas e despesas, incluindo gastos com contratos, como o com uma administradora de condomínios em BH ou com funcionários terceirizados, além dos pagamentos realizados e dos valores arrecadados com taxas extras de condomínio.
O passo seguinte envolve reduzir os gastos do condomínio, organizando todos eles por categoria para entender onde é possível “enxugar” o orçamento.
Por exemplo: ao ter organizados os gastos com manutenção predial, é possível visualizar qual tarefa tem demandado mais verba e buscar opções para diminuir esses custos.
Além disso, a organização das despesas ajuda a entender quais taxas e impostos podem contar com descontos em caso de pagamentos à vista e que despesas com custos variáveis permitem uma estimativa com base em valores cobrados anteriormente.
Outro passo importante para manter a movimentação financeira do condomínio organizada é otimizar as formas de cobrança e recebimento das receitas para evitar inadimplências. Nesse sentido, ações que promovam a conscientização sobre economia e cooperação ajudam os condôminos a entenderem que a qualidade de tudo o que acontece no condomínio depende diretamente deles.
Nessa mesma lista de passos importantes, é preciso destacar a relevância de se registrar toda a movimentação financeira, detalhando todas as operações realizadas para visualizar como andam gastos e receitas. A receita precisa ser sempre maior que as despesas, para que haja equilíbrio financeiro.
Embora pareçam tarefas simples, nem sempre há alguém no prédio ou no conjunto disposto a cuidar de todas elas. Nessas horas, o mais sensato é contratar um síndico profissional, pessoa especializada em gerenciar a administração do condomínio com base nas necessidades que ele apresenta.
Agora que você entendeu melhor a importância de realizar corretamente a organização da movimentação financeira de um condomínio, ficou mais fácil perceber porque contar com um síndico profissional em BH é a opção de muitos condomínios.
Mais do que uma empresa de síndico profissional, a CONSERMINAS é especializada em terceirização de serviços como esse, além de limpeza, conservação, zeladoria e outras demandas da administração de condomínios. Conte com a nossa equipe para cuidar do seu prédio! Entre em contato conosco, conheça todas as nossas soluções e solicite sua proposta personalizada!